O que é um Fundo de Investimento.




 No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ), pois se trata de uma pessoa jurídica.
 Para existir como uma pessoa jurídica o fundo de investimento deverá ter um estatuto social (que deverá ser registrado em um cartório de notas e oficio )   onde constarão os direitos e deveres dos cotistas bem como os aspectos relativos à organização social do fundo . 
Como todo condomínio a Assembléia de cotistas é o órgão decisor e a ela cabe aprovar o balanço social do fundo bem como definir certas funções administrativas que um fundo necessita para ser aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários  que é o órgão do Governo Federal responsável pela fiscalização dos fundos de investimento.
 As funções administrativas são as seguintes:
Gestor da carteira de investimento será o responsável pela gestão do patrimônio do fundo de investimento. O gestor poderá ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica  em ambos os casos necessitam de um registro junto a Comissão de Valores  Mobiliários ( CVM ) .
 Administrador, será o responsável pela representação do fundo perante os órgãos de fiscalização do governo federal ( Comissão de Valores Mobiliários  ( CVM ) ou o Banco Central do Brasil  , necessariamente o administrador deverá ser uma instituição financeira aprovada pelo Banco Central do Brasil . Uma das funções do administrador é a determinação do valor da cota do fundo)  .
 Custodiante será o responsável pela guarda dos títulos que compõe a carteira de investimento do fundo de investimento, o custodiante deverá ser uma empresa com autorização do Banco Central do Brasil para exercer essa função. 
Há uma quarta função que não é definida no estatuto social do fundo, mas é igualmente importante para a existência do fundo, trata-se do Distribuidor  que possui a função de captar recursos junto a investidores .
 O Administrador deverá ainda contratar os serviços de uma empresa de auditoria  pois o balanço social do fundo deve ser auditado por uma empresa independente . 
Além do estatuto social, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige que o fundo tenha um prospecto onde conste de forma clara os riscos que o investidor corre ao ingressar como cotista , a política de investimento do fundo  e informações gerais sobre fundo tais como  quem é o administrador , gestor e custodiante do fundo . 
No estatuto social deverá ainda estabelecer as datas de realização da Assembléia de Cotistas (Ordinária e Extraordinária no caso dessa as regras de convocação e realização) .

Volatilidade




A Volatilidade vem a ser a dispersão positiva ou negativa em relação à média das rentabilidades diárias. Mais especificamente seria a média dos desvios padrões. Um investimento com alta volatilidade deve ser considerado como de maior risco. Já os investimentos com baixa volatilidade possuem uma performance mais estável e, portanto, com um comportamento mais previsível, sua performance não surpreende o investidor.

O que é Benchmark.




Benchmark é um indicador que dá a referência de performance que cada fundo busca acompanhar. Os fundos de renda fixa costumam ter como ponto de referência o Certificado de Deposito Interbancário (CDI). A meta é sempre obter resultados iguais ou superiores à taxa do CDI, como mostra o exemplo a seguir:

O Fundo XYZ obteve em1998 rentabilidade igual a 56,16%, enquanto o CDI rendeu 28,61%. 

Portanto se o objetivo do fundo era render 110% do CDI, ele superou seus objetivos e rendeu na verdade 121,42% em relação à taxa do CDI. Já em 1999, por exemplo, o Fundo XYZ rendeu apenas 22,56% enquanto o CDI teve retorno de 25,26% . O Fundo não atingiu seu objetivo, pois rendeu na verdade apenas 97,84% comparada à taxa do CDI. Já os fundos de renda variável possuem como principal Benchmark o Índice Bovespa Os fundos de ações buscam alcançar rentabilidade anual igual ou maior que o IBOVESPA, dependendo do perfil e composição do fundo.

Para o cálculo da rentabilidade em relação ao benchmark se utiliza a seguinte fórmula: ((1+ rentabilidade do fundo em decimal) / (1+ rentabilidade do benchmark em decimal)-1) *100

Por exemplo, um fundo rendeu 35% e o benchmark rendeu 10%. Calculando: (1,35/1,1 -1) *100 = 22,72%. A interpretação que se faz é que caso o fundo permaneça estável, o benchmark precisaria se valorizar em 22,72% para alcançar o fundo.

Mapa para encontrar mulheres.




A empresa americana Scene Tap desenvolvedora de aplicativos, lançou nos Estados Unidos um aplicativo para iPhone, que vai ajudar quem gosta de balada e sai para “pegar mulheres”.
Com o programa, você abre na tela de seu celular um mapa, com todos os bares da cidade e em quais se concentra o maior numero de mulheres, (caso você goste de homens também da pra saber), então é só partir para o local “e ser feliz”.
Mas para isso os estabelecimentos precisam ser cadastrados e instalar no local um software com câmeras que ira fazer um reconhecimento facial, e possibilitar identificar o sexo e até mesmo a idade de cada pessoa.
Este recurso já esta disponível em algumas cidades dos Estados Unidos, sendo a cidade de
Chicago com maior numero de estabelecimentos cadastrados.
Agora é esperar está novidade chegar até o Brasil, para a galera economizar tempo e gasolina, procurando bares cheios de mulheres.
Links de parceiros.

Links de parceiros.

Conceitos de consultoria empresarial.



A Consultoria é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo Consultor, um Agente Externo de mudanças, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos relacionados às necessidades que ocorrem no seu ambiente, auxiliando os responsáveis da Empresa na tomada de decisões.

Além de intensificar as relações com os clientes, deve oferecer um trabalho de qualidade garantida, orientado por profissionais capacitados e experientes.

O custo de um serviço de Consultoria, seja ela Administrativa, Financeira, Operacional, ou o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico, é geralmente elevado.

Porém, com a utilização do Princípio da Parceria, estes serviços podem ter preços reduzidos, mais acessíveis, tornando-se uma ótima alternativa para empreendedores que necessitam de auxílio em suas atividades.

Assim, esses serviços se tornam acessíveis a Micro, Pequenas e Médias Empresas, com qualidade garantida, uma vez que esses custos sejam bem inferiores aos cobrados por Consultorias de grande porte.

O Mercado vive em busca de melhores resultados, e na medida em que ele se segmenta, as Empresas cada vez mais recorrem aos Serviços de Consultoria.

Não somente pelas dificuldades impostas pelo excesso de concorrência em alguns Setores, mas pela necessidade de estruturação e planejamento para tornar as Empresas mais competitivas.

As Empresas, atualmente, devem ter estruturas organizacionais mais enxutas, e devem trabalhar, cada vez mais, com foco em resultados.

Muitas vezes, deixam de utilizar esta ferramenta interessante, e de baixo custo, por não saber como lidar com ela.


@leonidas.leo1



Dicas importantes sobre consultoria empresarial.




1. Tudo deve ser entregue nas mãos dos Consultores, com a expectativa de que eles resolvam tudo?

De forma alguma. Acima de tudo, os Consultores devem ser aliados do empresário. Ele é a peça – chave para o sucesso do processo de mudança e deve, sempre, avaliar as soluções apresentadas, acompanhando todo o processo.


Afinal, quando o trabalho acabar, a Empresa tem que estar no formato desejado.



2. Deve-se fornecer todas as informações?


Não se pode contratar um serviço que tem como objetivo detectar falhas e potencialidades da Empresa, com meio auxílio, ou somente oferecendo parte da verdade, das informações.


Para que os resultados sejam os esperados, é necessário transparência de ambas as partes.



3. Os Consultores devem permanecer, pelo período de tempo necessário, como funcionários comuns?


Consultores são Prestadores de Serviço, e não funcionários da Empresa, do Cliente.


Determinado o escopo do trabalho a ser realizado, o tempo gasto deve ser o suficiente para a operacionalização do Projeto aprovado.


Não há vantagem alguma na permanência por mais tempo que o necessário, nem da criação de uma relação de dependência entre as partes.



4. Falar com os empregados sobre os Consultores irá criar uma sensação de falta de competência sobre a Administração do negócio?


Ao contrário. Os empregados, participantes do processo, verão essa atitude como a de um líder com visão de futuro, que pretende fazer a empresa crescer de forma mais segura e assertiva.


Cabe, apenas, esclarecer que o trabalho da Consultoria é um apoio temporário, e que sua função é facilitar o desenvolvimento da Empresa e de seus colaboradores.




5. A Consultoria vai salvar a Empresa de todos os problemas?


As atividades de uma Consultoria consistem em estudar os processos de trabalho da Empresa e, com base nesta análise, apontar soluções para possíveis falhar que estejam ocorrendo em algumas etapas ou oportunidades que possam ser exploradas.


A Consultoria, também, deve orientar quanto à expansão ou modernização do negócio, através de um Planejamento baseado nas expectativas do empresário, indicando qual o melhor caminho a ser seguido.


O Consultor é um especialista em desenvolvimento de Empresas, e não um gênio, que vai fazer todos os problemas desaparecerem, como num passe de mágica.


Todo o processo envolve muito trabalho e cooperação mútua.



Mas, o que é necessário saber antes de contratar um serviço de Consultoria?


- Defina o que se espera do serviço de Consultoria. O primeiro passo é obter um objetivo definido sobre o que se quer de fato.


- Procure conhecer o trabalho da Consultoria. Questione sobre resultados obtidos.


- Não se deixe impressionar por uma Empresa de renome. Tradição nem sempre é sinal de competência.


- Participe de todo o processo de trabalho. Não espere que a Consultoria faça tudo. Acompanhar o desenvolvimento, e colaborar com as atividades dos Consultores são, certamente, atitudes fundamentais para o sucesso do Projeto.

Links de parceiros.

Novidades na área de Tecnologia da Informação (TI).



Essencial em praticamente todas as empresas, com o papel fundamental no crescimento de lucros e redução de custos operacionais, a área de TI é, hoje, parte do negócio em si e não mais um departamento isolado. Com isso, os profissionais tiveram que se adequar às exigências de mercado, e adquirir conhecimentos e habilidade que antes não possuíam. Além de um bom planejamento e organização, é necessário ser bom negociador, com bons conhecimentos de técnicas de negociação para sistematizar processos de fechamento de negócios ou acordos no projeto.

A evolução tecnológica ampliou não só o mercado de trabalho, como também mudou a forma de se trabalhar, por exemplo, com o surgimento, do processador de texto e a internet. Hoje, o mercado está demandando profissionais com foco em tecnologia e negócios digitais. Os profissionais mais requisitados em desenvolvimento de tecnologia são para Java, Ágil, Azure, ferramentas web, etc. Na área de negócios digitais, profissionais de marketing, estratégia envolvendo web 2.0, redes sociais, tecnologias móveis.

Qualificações técnicas mais maturidade e experiência de vida, são as características necessárias para um bom profissional de TI. Mas há espaço para todos os perfis de profissionais, cabendo à empresa escolher o que mais se encaixa em seu ambiente. Umas preferem uma pessoa mais jovem e agressiva, enquanto outras, profissionais mais maduros e estáveis emocionalmente, tudo isso, somado às exigências que já são padrões na área, como por exemplo, o inglês, que é a língua básica exigida, entretanto, é preciso saber outro idioma, que vai depender da empresa onde o profissional vá atuar.

E o futuro? 

A velocidade de mudança é uma característica muito forte no segmento de Tecnologia da Informação; e, hoje, não há uma área que não dependa de tecnologia. Como as novidades são muitas e não param de surgir inovações, o profissional precisa buscar a sua atualização constantemente.

As principais novidades da área são: a preocupação com a sustentabilidade, além de novas ferramentas criadas pela Microsoft, e movimentações de fusão e aquisição: “O SaaS (software como serviço) já é uma realidade praticada por muitas empresas e, no momento, a TI Verde passa a vigorar como um dos pré-requisitos nas compras de TI. Serão diferenciais os produtos e serviços que respeitem o meio ambiente. Em relação a processos de trabalho, tem aumentado a difusão do emprego de metodologias ágeis, ainda de forma incipiente, porém evoluindo em maturidade. Já sobre ferramentas, a Microsoft tem feito liberações importantes, tais como evolução da tecnologia de virtualização, novo sistema operacional para desktops e nova versão do plugin Silverlight para interface rica na Internet, e está trabalhando em outras liberações importantes, tais como nova versão da ferramenta de desenvolvimento Visual Studio, do framework NET, do Office e do SharePoint”,
Links de parceiros.

Responsabilidades de um administrador e áreas de atuação.


Responsável por garantir o bom funcionamento das organizações, o administrador de empresas pode atuar em áreas distintas como finanças, recursos humanos, logística, qualidade de processos e gestão de produção. O curso forma profissionais aptos a identificar os principais enfoques necessários para a gestão das organizações. O objetivo é oferecer ao formando o conhecimento dos principais métodos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gestão financeira, de mercado, de pessoas e clientes, entre outros. O currículo inclui uma formação básica, envolvendo disciplinas de direito, sociologia, contabilidade, matemática, estatística, economia e ciência política. 

Mercado - Os administradores podem trabalhar como técnicos de funções administrativas ou como gerentes e executivos em empresas, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais. Se tiverem perfil empreendedor, podem gerir seus próprios negócios ou atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administração organizacional. O salário médio inicial é de R$ 1.500. O coordenador do curso de administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Aureliano Angel Bressan, lembra que a área de recursos humanos possui uma demanda crescente pelo profissional de treinamento e desenvolvimento de pessoal. 

O administrador de empresas deve ser flexível, dinâmico e ter a capacidade de tomar decisões de maneira rápida, acompanhando a velocidade do mercado. Interesse pela área administrativa e capacidade de lidar com pessoas são características que podem levar ao sucesso na profissão.

Além da logística, que é uma área em expansão, existem alguns nichos de atuação em desenvolvimento, como administração hospitalar e mercado de capitais.

"Logo no início do curso, é indicado procurar um estágio na área que pretende seguir, buscando assim, desde cedo, familiaridade com a cultura empresarial necessária à identidade de administrador", aconselha o administrador Augusto Dias, supervisor de logística de uma multinacional. Além do bom desempenho em sala de aula, é recomendado participar de atividades de pesquisa (iniciação científica), empresas juniores e atividades de ensino e extensão (monitorias, intercâmbios no Brasil e no Exterior e participação em eventos).



Links de parceiros.