Dicas importantes sobre consultoria empresarial.




1. Tudo deve ser entregue nas mãos dos Consultores, com a expectativa de que eles resolvam tudo?

De forma alguma. Acima de tudo, os Consultores devem ser aliados do empresário. Ele é a peça – chave para o sucesso do processo de mudança e deve, sempre, avaliar as soluções apresentadas, acompanhando todo o processo.


Afinal, quando o trabalho acabar, a Empresa tem que estar no formato desejado.



2. Deve-se fornecer todas as informações?


Não se pode contratar um serviço que tem como objetivo detectar falhas e potencialidades da Empresa, com meio auxílio, ou somente oferecendo parte da verdade, das informações.


Para que os resultados sejam os esperados, é necessário transparência de ambas as partes.



3. Os Consultores devem permanecer, pelo período de tempo necessário, como funcionários comuns?


Consultores são Prestadores de Serviço, e não funcionários da Empresa, do Cliente.


Determinado o escopo do trabalho a ser realizado, o tempo gasto deve ser o suficiente para a operacionalização do Projeto aprovado.


Não há vantagem alguma na permanência por mais tempo que o necessário, nem da criação de uma relação de dependência entre as partes.



4. Falar com os empregados sobre os Consultores irá criar uma sensação de falta de competência sobre a Administração do negócio?


Ao contrário. Os empregados, participantes do processo, verão essa atitude como a de um líder com visão de futuro, que pretende fazer a empresa crescer de forma mais segura e assertiva.


Cabe, apenas, esclarecer que o trabalho da Consultoria é um apoio temporário, e que sua função é facilitar o desenvolvimento da Empresa e de seus colaboradores.




5. A Consultoria vai salvar a Empresa de todos os problemas?


As atividades de uma Consultoria consistem em estudar os processos de trabalho da Empresa e, com base nesta análise, apontar soluções para possíveis falhar que estejam ocorrendo em algumas etapas ou oportunidades que possam ser exploradas.


A Consultoria, também, deve orientar quanto à expansão ou modernização do negócio, através de um Planejamento baseado nas expectativas do empresário, indicando qual o melhor caminho a ser seguido.


O Consultor é um especialista em desenvolvimento de Empresas, e não um gênio, que vai fazer todos os problemas desaparecerem, como num passe de mágica.


Todo o processo envolve muito trabalho e cooperação mútua.



Mas, o que é necessário saber antes de contratar um serviço de Consultoria?


- Defina o que se espera do serviço de Consultoria. O primeiro passo é obter um objetivo definido sobre o que se quer de fato.


- Procure conhecer o trabalho da Consultoria. Questione sobre resultados obtidos.


- Não se deixe impressionar por uma Empresa de renome. Tradição nem sempre é sinal de competência.


- Participe de todo o processo de trabalho. Não espere que a Consultoria faça tudo. Acompanhar o desenvolvimento, e colaborar com as atividades dos Consultores são, certamente, atitudes fundamentais para o sucesso do Projeto.

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