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Conceitos Básicos da Visão por Processos


·         O que é um processo
Segundo Harrington “processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos“. O processo de fabricação recebe como entrada uma solicitação do cliente e matéria prima, trabalha esta matéria prima, segundo as especificações do produto gerando o produto solicitado pela cliente.


Tipos de Processos
Às vezes, é interessante separar os processos de produção dos bens e serviços oferecidos dos demais processos que ocorrem na organização: os processos relacionados com a gestão da organização e os de apoio aos processos produtivos (Harrington, 1991).
Existem três categorias básicas de processos organizacionais: os processos de negócio (ou de cliente ou produtivo) são aqueles que caracterizam a atuação da organização e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; e os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.
Exemplos de processos produtivos (de negócio ou cliente):
o   Vendas
o   Desenvolvimento de produtos
o   Distribuição
o   Cobrança
o   Atendimento de pedidos
o   Atendimento de garantia
o   Fabricação
o   Manutenção da máquinas

Exemplos de processos organizacionais:
o   Planejamento estratégico e tático
o   Orçamento organizacional
o   Recrutamento e seleção
o   Compras
o   Treinamento operacional
o   Armazenamento

Exemplos de processos gerenciais:
o   Fixação de metas
o   Avaliação do resultado da organização
o   Gestão integrada
o   Destinação de recursos

·         Vantagens da Visão por Processos

A representação da organização como um conjunto de processos é uma maneira mais intuitiva e natural de compreendê-la. Ao se orientar pelos processos, a organização estará trabalhando de forma holística, integrada, considerando todas as dimensões do seu negócio e poderá utilizar, não mais de forma isolada, todos os seus esforços para adquirir diferenciais e/ou vantagens competitivas. As principais vantagens potenciais associadas à visão por processos de uma organização são:
·         A organização passa a ser direcionada aos clientes;
·         As atividades passam a ser melhor coordenadas e integradas;
·         Possibilita tempos de respostas menores;
·         Permite à organização antecipar e controlar às solicitações do mercado;
·         Auxilia a organização a gerenciar integradamente seus inter-relacionamentos;
·          Possibilita uma visão sistêmica das atividades da organização;
·         Possibilita a prevenção erros;
·         Permite o desenvolvimento de um sistema integrado de avaliação considerando o negócio como um todo;
·         Possibilita uma maior satisfação com o trabalho por parte dos colaboradores, pela maior interação e participação no dia a dia da organização.

·         Elementos de um Processo / Características de Processos bem definidos

Todos os processos bem-definidos e bem-gerenciados têm algumas características em comum:
o   Alguém é responsável pelo processo (responde pelos resultados do processo).
o   O início e o fim do processo estão bem definidos (Fronteiras bem-definidas).
o   Relações internas e o sistema autoridade e responsabilidades bem-definidas.
o   Procedimentos, tarefas e especificações de treinamento bem entendidas e, preferencialmente, documentadas.
o   Sistemas de controle e realimentação próximo onde a atividade é executada e, orientadas para atender às necessidades dos clientes.                                          -
o   Prazos de execução consensados entre as partes envolvidas.
o   Cultura da Melhoria Contínua.