Recrutamento empresarial.





Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes para ocupar cargos dentro da organização.
Conforme Marras (2000:70), o recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. O início do processo de recrutamento depende de decisão de linha. O recrutamento interno é feito na própria empresa. O recrutamento externo é aquele feito fora da organização, isto é, a empresa busca candidatos disponíveis no mercado, ou atuantes em outras empresas.
Na opção pelo recrutamento interno deve-se considerar os resultados:
  • dos testes de seleção
  • das Avaliações de Desempenho
  • dos Programas de Treinamento
  • da análise da Descrição do Cargo atual e do vago
  • do Exame do Plano de Carreira
  • da Verificação das condições de Promoção/ Transferência.

A sugestão é que o primeiro passo na procura de pessoal seja sempre por meio do recrutamento dentro da empresa, que não deve ser confundido com o recrutamento por meio dos funcionários. Esta política, se adotada efetivamente, oferece diversas vantagens e desvantagens

Artigos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário