A importância da vacinação para o Gado



Logo que nascemos, descobrimos a importância que a vacinação tem em nossas vidas e nas vidas dos animais que nos rodeiam. A vacina nada mais é do que uma preparação biológica que fornece a quem a recebe, imunidade adquirida ativa para uma doença em particular. A vacina em sua grande maioria possui um agente enfraquecido ou mortas no micróbio que são semelhantes ao vírus causador da doença. A aplicação desse agente enfraquecido faz com que seu sistema imunológico reconheça e elimine-o do seu organismo mantendo um histórico que no futuro irá reconhecer qualquer contato com o mesmo e eliminá-lo rapidamente.
No mundo animal mais especificamente neste caso nos bovinos, a vacinação é fundamental para a manutenção de um rebanho, garantindo que a saúde do gado seja preservada de diversas doenças fatais e que possam trazer imensos prejuízos para os pecuaristas.
Para a realização de um correto acompanhamento da vacinação dos gados, é altamente recomendado que o pecuarista tenha o acompanhamento de um profissional especializado na área como médicos veterinários e zootecnistas.

Confira as principais vacinas e os cuidados necessários

Febre Aftosa: uma das principais vacinas para os gados é a da febre aftosa, nesta vacina o frasco deve ser conservado em temperatura que fique entre 2°C e 8°C. Seu liquido é denso e oleoso e para não causar danos aos animais deve ser aplicado com calma na região da tábua do pescoço entre a pele o músculo. Se utilizado ou aplicado de forma indevida a vacinação pode causar lesões e formar um caroço no local, mostrando que o sistema imunológico do animal agiu e apontou uma inflamação que com o tempo irá desaparecer.
Brucelose: a B19 é uma vacinação obrigatória que deve ocorrer em fêmeas com idade entre 3 e 8 meses de vida. É uma vacina de dose única e previne definitivamente a doença que também pode ser identificada como febre de Malta, febre de Gibraltar, febre mediterrânica ou febre ondulante.
Raiva: a raiva é uma doença muito conhecida devido a vacinação de inúmeras espécies de animais. Em bovinos assim como a aftosa ela deve ser aplicada a partir dos 3 meses de vida do gado e ser mantida entre a temperatura de 2°C e 8°C.
Carbúnculo: Também conhecida como “manqueira” essa doença infecciosa aguda causa inflamação dos músculos e tem alta taxa de mortalidade. A aplicação é feita a partir do terceiro mês de vida do animal e deve se repetir a cada seis meses até os dois anos.
Outras dicas sobre a vacinação de bovinos é a higienização do animal antes da aplicação das vacinas e a esterilização das seringas e agulhas, que possuem por sua vez validade de utilização de no máximo 10 aplicações, após isso elas devem ser descartadas. Fique atento também ao tamanho e espessura das agulhas, já que agulhas finas podem quebrar ou entupir, causando grandes danos aos animais no momento da vacinação.

Para vacinar sempre conte com produtos de qualidade como as pistolas de vacinação.
Pistola De Vacinação / Seringa Para Vacinar Gado - Kaber Vision Com Maleta

Espécies indicadas: Bovinos, suínos, ovinos, caprinos, bubalinos e equinos.
Dosagem de 1,2,3,4 e 5ml
Reservatório de 50ml
Cilindro interno graduado
Confeccionado em liga de alumínio e metal cromado
Novo desenho para melhor visualização do conteúdo do vacinador



Nenhum comentário:

Postar um comentário