Tecnologia da Informação (TI) Tipos de sistemas.


Há uma grande variedade de sistemas e uma ampla gama de tipologias para classificá-los, de acordo com certas características básicas.
  • Quanto a sua constituição:
    • Físicos ou concretos: quando compostos de equipamento, de maquinaria e de objetos e coisas reais
      (equipamento, objetos, hardware);
    • Abstratos ou conceituais: quando compostos por conceitos, planos, hipóteses e idéias que muitas
      vezes só existem no pensamento das pessoas (conceitos, planos, idéias, software).
Na realidade, há uma complementaridade entre sistemas físicos e abstratos: os sistemas físicos precisam de um sistema abstrato para funcionar, e os sistemas abstratos somente se realizam quando aplicados a algum sistema físico.
  • Quanto a sua natureza:
    • Fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.
      Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, sempre 1+1 será 2.
    • Abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.

Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio.




Um comentário:

  1. Estava com muito medo do meu filho usando o celular quando não estiver por perto, assim instalei um programa e consegui ver todas as mensagens do meu filho https://brunoespiao.com.br/espiao-de-comandos-sms entre outas outras funções gostei muito do programa agora fico tranquilo pois vejo tudo que esta fazendo

    ResponderExcluir