Processo de tomada de decisão.


O Processo decisório: baseado em informações e conhecimento, tem objetivos de minimizar os riscos e incertezas presentes no processo de tomada de decisão organizacional.

Objetivos da Decisão Organizacional.
 
Os administradores devem ter como objetivo em suas tomadas de decisão;
minimizar perdas,
maximizar ganhos.
 
Alcançar uma situação em que, comparativamente, haverá um ganho entre o estado em que se encontra a organização e o estado em que irá se encontrar depois da decisão.

Simon (1963) aponta 6 elementos clássicos na tomada de decisão.

1- O tomador de decisão, é a pessoa que faz uma escolha entre várias alternativas de ação.
2- Os objetivos, que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações.
3- As preferências critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.
4- A estratégia, o curso da ação que o tomador de decisão escolhe para atingir os objetivos depende dos recursos que venha a dispor.
5- A situação, aspectos e variáveis do ambiente que envolvem o tomador de decisão, muitos dos quais se encontram fora do seu controle ou compreensão.
6- O resultado, é a conseqüência ou resultante de uma dada estratégia de decisão.

Segundo alguns autores, a maioria das decisões nas organizações, envolvem os seguintes passos.

1. Determinação do problema.
2. Estruturar o problema (diagnóstico.
3. Desenvolver alternativas (modelo.
4. Testar as possíveis soluções (simulação.
5. Seleção e implementação.
6. Feedback e controle.

@leonidas.leo1


Nenhum comentário:

Postar um comentário