Americanas

O que é ativo Intangível.


Bens Intangíveis são aqueles bens que não podem ser tocados ou vistos, porque são incorpóreos (não tem corpo), ou seja, ativo intangível poderia ser definido, em termos práticos, como aquele que possui valor econômico mas carece de substância física.

 Todas as empresas são formadas desde um conjunto de ativos e passivos, materiais e imateriais.
Ativos materiais:                                                          
-Caixa

-Terrenos
-Prédios
-Veículos
-Máquinas
-Equipamentos
-Estoques
-Outros.


Ativos imateriais:
-Marcas
-Patentes
-Cultivares
-Copyright
-Contratos
-Licenças
-Direitos
-Outros.


•São ativos sem substância material.

Marcas; patentes; licenças; softwares; cultivares; contratos; domínios de internet; outros.

Mas nem tudo que é imaterial pode ser considerado Ativo Intangível: Participação de mercado; tradição; história; reputação; credibilidade; etc. Como têm relação direta com a valorização (ou desvalorização) dos ativos intangíveis, é apropriado descrevê-los como fatores intangíveis ou recursos intangíveis.

 Marcas

É o nome pela que a empresa utiliza o seu produto e serviços no qual são conhecidos e reconhecidos pelos seus fornecedores e clientes

      Ex: Nike, Coca Cola, Nestle
Patentes

Patentes são de propriedades incorpóreas e de uso exclusivo, significa, prevenir que os competidores copiem ou vendam a sua invenção ou criação.

      Ex: “Marca”

Esses ativos não estão refletidos nas demonstrações financeiras, mas se transformam em benefícios quando estão associados a alguma atividade ou ação da companhia.
Por exemplo, a capacidade de uma marca alavancar vendas de um novo produto demonstra o uso de um ativo intangível na geração de benefícios.



@leonidas.leo