Gestão de Carreira.


Um dos objetivos de qualquer profissional é ser bem sucedido profissionalmente e como atingir tal objetivo?

Para a maioria das pessoas, o sucesso profissional tem a ver com o exercício de uma atividade como empregado do setor privado, funcionário público, autônomo ou empresário que seja econômica e psicologicamente satisfatória, que proporcione uma contribuição para a sociedade e que sustente uma vida pessoal e familiar saudável.

No atual século, as mudanças fazem parte do dia a dia das organizações e das pessoas. A busca pela excelência permeia as estratégias organizacionais de todos os setores: privado, público e não governamental,

Uma organização é estruturada como uma rede de informações, incentivando a virtualidade, ligada à sua força de trabalho e seus clientes, usuários e beneficiários, espalhados por localidades diversas.

Os locais de trabalho foram, estão ou serão descentralizados. O lar adquire um novo sentido, com a sala de estar tendo um computador, notebook e/ou tablet para trabalho, lazer e educação. As pessoas estão ou serão envolvidas em projetos que terão início, meio e fim. Terminado um serviço passarão para outro, na mesma organização, em outra e até mesmo em casa ou em escritórios de pequeno porte, em tempo parcial, temporário ou trabalho remoto.

As organizações privadas, públicas e não governamental (Terceiro Setor) na transformação para um regime virtual, eliminam postos de trabalho de baixo valor agregado e aqueles que não adicionam efetivamente valor à cadeia produtiva.


Assim as organizações estão ou estarão adotando como práticas básicas:

v Qualidade, para garantir atratividade, confiabilidade e segurança nos seus produtos/serviços;

v  Custo sob  controle, com preços e tarifas justas, que cubram os custos e resultem em lucros ou superávits monetários;

v  Inovação, com empenho permanente em criar e aperfeiçoar produtos/serviços;

v  Velocidade na implantação de suas estratégias e desencadeamento de suas ações operacionais.

As regras do jogo empresarial estão mudando e continuarão mudando, expondo outras facetas da vida de empregados, empresários, executivos, gerentes, consultores. Como seres humanos normais os profissionais convivem

Aflora a necessidade de buscar em suas atividades profissionais, algo acima da própria excelência profissional: a própria excelência de vida.

Assim o sucesso passa a ser função de competência (saber fazer), de motivação (querer fazer) e de criatividade (fazer mais com menos). Toda a energia pessoal deverá ser direcionada para um foco único: a própria excelência na vida.

“Nada existe de permanente, a não ser a mudança”.

(Heráclito)
@leonidas.leo1

Nenhum comentário:

Postar um comentário