Americanas

Os Tipos de Sistema de Informação (TI)

Tipos de TI    

                                     
Os diferentes Tipos de Sistemas do nível Operacional: 

-Dá suporte aos gerentes operacionais, acompanha atividades e transações elementares da organização. 
-Tem o propósito de responder a perguntas de rotina e acompanhar o fluxo de transações na organização. 
-Esse sistema deve fornecer informações de fácil acesso, atualizadas e precisas. 

Os diferentes Tipos de Sistemas do nível de Conhecimento: 

-O propósito desse sistema é auxiliar a empresa a integrar novas tecnologias ao negócio e ajudar a organização a controlar o fluxo de documentos. 
-São as ferramentas de automação de escritório muito populares na atualidade. 

Os diferentes Tipos de Sistemas do nível Gerencial: 

-Atendem às atividades de monitoração, controle, tomada de decisão e procedimentos administrativos dos gerentes médios. 
-Estes sistemas têm a características de produzir relatórios periódicos sobre as operações, ao invés de informações instantâneas. 

Os diferentes Tipos de Sistemas de nível estratégicos: 

-Ajudam a gerência sênior a atacar e enfrentar questões estratégicas e tendências de longo prazo tanto na empresa quanto no ambiente externo. 
-Sua principal preocupação é compatibilizar as mudanças do ambiente externo com a capacidade da organização.

Os tipos Mais Importantes de Sistemas de processamento de transações (SPT)‏ 

-São os sistemas integrados básicos que atendem ao nível operacional da organização. 
-Realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa. São críticos para uma empresa: se deixarem de funcionar por algumas horas, podem causar colapso e talvez danos a outras empresas.

Os tipos Mais Importantes de Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento e Sistemas de Automação de Escritório (STC): 

-Atendem às necessidades de informação no nível de conhecimento da organização. Podem estruturar conhecimento científico ou organizar documentos para funcionários. 

Os tipos Mais Importantes de Sistemas de Informações Gerenciais (SIGs): 

-Atendem ao nível gerencial da empresa, munindo os gerentes de relatórios ou de acesso on-line aos registros do desempenho corrente e histórico da organização.
-São normalmente orientados aos eventos internos. Têm maior periodicidade (semanal, mensal...) normalmente através de resumo e comparações 

Os tipos Mais Importantes de Sistemas de Apoio a Decisão (SAD): 

-Também acontecem no nível de gerência da organização. Ajudam os gerentes a tomar decisões não-usuais, que se alteram com rapidez e não são facilmente especificada com antecedência.
-Podem usar informações externas junto com internas. São mais analíticos e trazem modelos para interpretação dos dados. 

Os tipos Mais Importantes de Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEx):

-Atendem ao nível estratégico da organização. Abordam decisões não rotineiras que exigem bom senso, avaliação e percepção.
-Os SAEs juntam as informações externas (leis tributarias, normas) com dados internos da empresa e produzem informações filtradas e resumidas de dados críticos úteis para os executivos. Trabalha com questões não analíticas mas holísticas

Links de parceiros.