Departamentalização da Teoria Neoclássica.


Há dois tipos de especialização
 
Especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade de supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura, que se faz à custo de um aumento de nível hierárquico.

Especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a pericia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, isso corresponde a uma especialização de atividades e conhecimentos. A especialização horizontal se faz à custo de um maio numero de órgãos especializados no mesmo nível hierárquico.
Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a se agrupar as diferentes atividades em unidades maiores para garantir uma adequada coordenação e integração, daí o principio da homogeneidade.
Assim o principio que deve reger a departamentalização é o principio da homogeneidade.
Tipos de departamentalização.
A departamentalização é o meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.

1-
Por funções
2-
Por produtos ou serviços
3-
Por localização geográfica
4-
Por clientes
5-
Por fase do processo
6-
Por projetos
A departamentalização consiste em escolher modalidade de homogeneização de atividades, agrupando os componentes da organização em departamentos ou divisões.

Departamentalização por funções consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo co as funções principais desenvolvidas dentro da empresa, como toda e qualquer empresa compreende a criação de alguma utilidade dentro de uma economia de troca e as funções fundamentais de qualquer empresa consiste em produção, venda e financiamento.

Onde e quando aplicar a departamentalização por função.

Esta função é inadequada para uma empresa inovadora, pois a uma dificuldade com a adaptação e à flexibilidade a mudanças
essa estrutura é indicada para circunstancias estáveis e de pouca mudança, que tenha um desempenho constante nas tarefas rotineiras.
Links de parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário