O que é o Terceiro Setor? E a relação da empresa com o Terceiro Setor.


Terceiro Setor
 
Conjunto de organizações da sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos que realizam atividades em prol do bem comum. Integrada por instituições como as ONGs (organizações não-governamentais) e as Oscips (organizações da sociedade civil de interesse público). O termo, criado por pesquisadores estadunidenses nos anos 1970, parte da idéia de que, além do Estado e do setor privado, haveria uma terceira via, que reuniria atividades privadas voltadas para o atendimento das necessidades coletivas da sociedade.

- O Estado é o Primeiro Setor
- O Mercado as empresas são o Segundo Setor
- Entidades da Sociedade Civil formam o Terceiro Setor

Exemplos de organizações do Terceiro Setor são as organizações não governamentais (ONGs), as associações e fundações.

O que é proteção ambiental?

O foco é achar soluções sustentáveis para a redução do uso de recursos naturais, e para reduzir o impacto da produção empresarial no meio ambiente. Durante muitos anos, a responsabilidade ambiental tem se expandido, passando a envolver substancialmente mais empresas a cumprirem com todas as regulamentações legais ou mesmo em pequenas iniciativas como a reciclagem ou eficiência energética. Muitos cidadãos, organizações ambientais e lideres empresariais agora definem responsabilidade ambiental como uma ampla visão da operação do processo produtivo da empresa (produtos e facilidades que incluem avaliação empresarial do produto, processos e serviços); eliminação da emissão de resíduos; maximização da eficiência e produtividade de todos os ativos e recursos; e práticas que minimizem os danos aos recursos do planeta para gerações futuras.

O que é Responsabilidade social empresarial?


“Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.”
(Instituto Ethos)

“A sociedade cobra das empresas uma atuação responsável e o consumidor tem consciência da efetividade de seus direitos. Portanto, exige-se das empresas uma nova postura que explique suas preocupações com questões sociais (responsabilidade social) e com a ética”.
Formentini e Oliveira (2003)

Para entendermos o que é Responsabilidade Social (RS), primeiramente precisamos entender que não se trata de uma ferramenta que podemos aplicar na empresa e desta forma ela se tornará uma empresa com Responsabilidade social. Os conceitos de RS estão baseados no modo de ″agir″, o ″modo″ como a gestão da empresa é desenvolvida.
Da mesma forma que, nós, como pessoa, nos relacionamos com outras pessoas temos um modo de conduta, baseado em nossos valores, naquilo que achamos que é certo ou errado, na empresa é a mesma coisa nas suas relações. Como a empresa trata suas relações?
A reflexão que devemos fazer é como nos relacionamos com as outras pessoas? Como gostaríamos de ser tratados? Qual a forma correta de tratarmos as pessoas com quem nos relacionamos? Meu sucesso está relacionado com a ″ruína″ dos outros?
Nas empresas a é a mesma coisa a Responsabilidade Social Empresarial é um estilo de gestão que olha além de seus próprios interesses, considera que seu sucesso tem relação com o sucesso de seus stakeholders (colaboradores, sócios, clientes, fornecedores), com o desenvolvimento sustentável da sociedade, do meio ambiente e que seu objetivo é gerar valor em três dimensões: econômica, social e ambiental.

 Este novo conceito de gestão, a cidadania corporativa, que da mesma forma que o indivíduo, o cidadão, tem seus valores, direitos e responsabilidades nas suas relações, a empresa também compartilha de valores direitos e responsabilidades com todos os seus relacionamentos.

 O conceito de responsabilidade está relacionado ao fato do indivíduo assumir as conseqüências de seus atos, reconhecendo-se como autor deles, sejam positivos ou negativos. Uma empresa é basicamente uma rede de diálogos, sua estrutura é constituída por promessas, através das quais tarefas e responsabilidades são distribuídas, decisões são compartilhadas e trabalhos delegados, partindo de contatos e relacionamentos. A organização com uma gestão socialmente responsável é aquela que assume as conseqüências de seus atos em todos os seus relacionamentos e se preocupa em antever as conseqüências sociais que poderão ocorrer de seus atos.

O que é Ética?


“A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entre ação e discurso.” (Ethos)


 Quando falamos de Responsabilidade social não podemos deixar de levantar as questões de ética. Ética trata de princípios e não de mandamentos, supõe que o homem deva ser justo, não existem normas acabadas, regras definitivamente consagradas. A ética é um eterno pensar, refletir, construir.
 O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Esta é a questão central da Moral e da Ética. 

 Moral e ética, às vezes, são palavras empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ética dos médicos, dos advogados, dos psicólogos, etc.).

Modelo de Relacionamento Cíclico e Noção de Valor.


1. As organizações
Existem três elementos básicos que compõem as organizações: pessoas, processos e tecnologia da informação (TI), os quais constituem a dinâmica dos ciclos organizacionais.

Pessoas: esse elemento inicia seu ciclo ao entrar na empresa. Logo ele entra em contato com a tecnologia da informação. Ao se evolver totalmente se integra na dinâmica PESSOA-PROCESSO-TI, e atinge o ápice ao dominar o processo organizacional, porém precisa se atualizar para não depreciar-se.

Processo: esse elemento inicia seu ciclo ao ser criado na empresa. Logo é operacionalizado por pessoas e geralmente suportado por uma TI. Atinge o ápice ao amadurecer, porém também precisa ser renovado para não depreciar-se.

TI: esse elemento inicia seu ciclo ao ser adquirido e implantado na empresa. Logo é utilizado por pessoas e aplicado a um processo. Atinge o ápice ao otimizar seu desempenho, porém, precisa ser renovado para não ficar obsoleto.

Muitas são as interações dinâmicas por meio dos fatores deTerminantes e influenCiadores, conforme a figura 




A sinergia entre estes 3 elementos favorecem atingir a necessidade dos clientes (C) e criar o máximo de valor para o negócio, conforme a figura


 O desequilíbrio entre qualquer um destes 3 elementos comprometem o valor do produto final (+ caro, + prazo, etc).
Destacam-se alguns fatores que causam desequilíbrios entre pessoas, processos e TI.

- PESSOAS: sem capacidade e conhecimento, desorientadas, sem visão sistêmica do processo, sem motivação, acomodadas, sem senso de propriedade.
- PROCESSOS: desordenados, com falta de documentação, arcaicos, demasiadamente complexos, incompatíveis.
- TI: imatura, ultrapassada, desalinhada, ociosa.

Estes exemplos geram perdas de valor e custos organizacionais desnecessários. O valor de um bem ou serviço está em cumprir sua finalidade e não em custar mais caro ou mais barato.

Ainda com relação a pessoas, processos e TI, cabe lembrar que estes três elementos reunidos formam o Negócio. Para melhoria de processos em novos negócios ou negócios existentes, é preciso : conhecer os objetivos do negócio, os resultados esperados e os fatores críticos de sucesso. Processos sem ligação com o plano estratégico do negócio não tem razão para existirem.


@leonidas.leo1

Processos Organizacionais: O que é um processo?



Sempre que fazemos algo, estamos na verdade obedecendo a uma seqüência de eventos que nos leva a alcançar nossos objetivos. É justamente a forma como organizamos esse conjunto de ações e sua seqüência que denominamos processo.

Subverter a ordem natural do processo provavelmente nos conduzirá a resultados imprevisíveis, instáveis e desastrosos (inclusive em nossas vidas pessoais). Exemplo: Estudar para prova, como mostra a figura 

Basicamente a gestão de processos se ocupa de organizar, melhorar e documentar processos organizacionais.

2. Metodologia
Independente de qual metodologia usada na gestão de processos é importante que se tenha uma, como por exemplo: DOMP (Documentação, organização e melhoria de processos), conforme a figura 

 
Fases da metodologia DOMP: Projetando processos
1. Análise inicial
Envolve analise situacional e ambiental do negócio, analise informações, objetivos, proposta, mensuração de custos, prazos e recursos necessários, equipes e formas de documentação.

2. Análise do Processo Atual
Definir estado da arte, caso o processo já exista (se for inédito salte).

3. Modelagem do Novo Processo
Definição das inovações para o processo.

4. Implantação do Novo Processo
Efetivação dos novos padrões e condutas.

5. Gerenciamento do Processo
A dinâmica de mercado exige o monitoramento do processo. Feito em tempo cíclico buscando sempre a melhoria contínua.

3. Planejamento do Projeto
As fases 2, 3 e 4 do ciclo anterior, geralmente tratam da concepção de uma nova idéia a ser implementada, o que demanda o planejamento de um projeto, seja qual for a mudança.