O que é Responsabilidade social empresarial?


“Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.”
(Instituto Ethos)

“A sociedade cobra das empresas uma atuação responsável e o consumidor tem consciência da efetividade de seus direitos. Portanto, exige-se das empresas uma nova postura que explique suas preocupações com questões sociais (responsabilidade social) e com a ética”.
Formentini e Oliveira (2003)

Para entendermos o que é Responsabilidade Social (RS), primeiramente precisamos entender que não se trata de uma ferramenta que podemos aplicar na empresa e desta forma ela se tornará uma empresa com Responsabilidade social. Os conceitos de RS estão baseados no modo de ″agir″, o ″modo″ como a gestão da empresa é desenvolvida.
Da mesma forma que, nós, como pessoa, nos relacionamos com outras pessoas temos um modo de conduta, baseado em nossos valores, naquilo que achamos que é certo ou errado, na empresa é a mesma coisa nas suas relações. Como a empresa trata suas relações?
A reflexão que devemos fazer é como nos relacionamos com as outras pessoas? Como gostaríamos de ser tratados? Qual a forma correta de tratarmos as pessoas com quem nos relacionamos? Meu sucesso está relacionado com a ″ruína″ dos outros?
Nas empresas a é a mesma coisa a Responsabilidade Social Empresarial é um estilo de gestão que olha além de seus próprios interesses, considera que seu sucesso tem relação com o sucesso de seus stakeholders (colaboradores, sócios, clientes, fornecedores), com o desenvolvimento sustentável da sociedade, do meio ambiente e que seu objetivo é gerar valor em três dimensões: econômica, social e ambiental.

 Este novo conceito de gestão, a cidadania corporativa, que da mesma forma que o indivíduo, o cidadão, tem seus valores, direitos e responsabilidades nas suas relações, a empresa também compartilha de valores direitos e responsabilidades com todos os seus relacionamentos.

 O conceito de responsabilidade está relacionado ao fato do indivíduo assumir as conseqüências de seus atos, reconhecendo-se como autor deles, sejam positivos ou negativos. Uma empresa é basicamente uma rede de diálogos, sua estrutura é constituída por promessas, através das quais tarefas e responsabilidades são distribuídas, decisões são compartilhadas e trabalhos delegados, partindo de contatos e relacionamentos. A organização com uma gestão socialmente responsável é aquela que assume as conseqüências de seus atos em todos os seus relacionamentos e se preocupa em antever as conseqüências sociais que poderão ocorrer de seus atos.

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