Americanas

Compras de insumo - Desafio SEBRAE

Insumos


Existem dois tipos de insumos: de produção e de acabamento. A escolha dos
insumos de acabamento é de fundamental importância para sua empresa, eles
podem definir se a empresa ganha ou perde competitividade. A decisão sobre
insumos de produção é igualmente importante: qualquer erro pode levar à falta
de insumos com conseqüências terríveis para seu desempenho. Os insumos de
produção, comprados em um período, só serão entregues no período seguinte.
Ainda assim, é uma despesa que sai do seu caixa no período em que a compra é
feita. A cada compra de insumos de produção, você precisa fazer um novo pedido,
o que faz ocorrer um “custo do pedido” que é basicamente o valor do transporte. O
custo dos insumos tem um valor base que é ajustado pela inflação a cada período.
Através de investimentos que aumentem a produtividade da sua unidade de
produção, você pode reduzir o custo efetivo dos insumos de produção, melhorando
a taxa de conversão destes em produtos finalizados.
Essa questão de insumos tem muito haver com o tamanho da planta escolhida, ou capacidade. Se você comprou uma planta de tamanho M que tem uma capacidade produtiva de 3.400 compre 3.000 de insumos, produza 2.000 produtos ou 2.500  e sinta a evolução do seu mercado de 8 equipes.
Mas fica a pergunta que não quer calar, por que devo comprar 3.000 de insumos se vou produzir só 2.000?
Porque você vai ter um estoque de 1.000, te dando uma margem de segurança para a próxima rodada caso você não tenha se saído bem em termos financeiros e de pontuação. Se você produziu e vendeu os 2.000 que comprou parabéns!! Você já tem 1.000 insumos e precisa comprar só mais 2.000 nessa rodada, ou seja, se não deixar uma margem de estoque de insumos de produção, toda rodada você terá que pagar os insumos de produção e de acabamento no total, sendo que o custo disso é muito caro.
E se você não vendeu tudo?
Bom, já vai uma margem de 1.000 insumos de produção de reserva e o restante que você não vendeu de produtos já acabados. Isso não é tão ruim, acontece bastante.
Mas fica a dica se não está vendendo nem 70% do que está produzindo é porque seu investimento em marketing está muito fraco e não está comprando pesquisas para saber como seu mercado anda.