Conceitos Básicos da Visão por Processos


·         O que é um processo
Segundo Harrington “processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos“. O processo de fabricação recebe como entrada uma solicitação do cliente e matéria prima, trabalha esta matéria prima, segundo as especificações do produto gerando o produto solicitado pela cliente.


Tipos de Processos
Às vezes, é interessante separar os processos de produção dos bens e serviços oferecidos dos demais processos que ocorrem na organização: os processos relacionados com a gestão da organização e os de apoio aos processos produtivos (Harrington, 1991).
Existem três categorias básicas de processos organizacionais: os processos de negócio (ou de cliente ou produtivo) são aqueles que caracterizam a atuação da organização e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; e os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.
Exemplos de processos produtivos (de negócio ou cliente):
o   Vendas
o   Desenvolvimento de produtos
o   Distribuição
o   Cobrança
o   Atendimento de pedidos
o   Atendimento de garantia
o   Fabricação
o   Manutenção da máquinas

Exemplos de processos organizacionais:
o   Planejamento estratégico e tático
o   Orçamento organizacional
o   Recrutamento e seleção
o   Compras
o   Treinamento operacional
o   Armazenamento

Exemplos de processos gerenciais:
o   Fixação de metas
o   Avaliação do resultado da organização
o   Gestão integrada
o   Destinação de recursos

·         Vantagens da Visão por Processos

A representação da organização como um conjunto de processos é uma maneira mais intuitiva e natural de compreendê-la. Ao se orientar pelos processos, a organização estará trabalhando de forma holística, integrada, considerando todas as dimensões do seu negócio e poderá utilizar, não mais de forma isolada, todos os seus esforços para adquirir diferenciais e/ou vantagens competitivas. As principais vantagens potenciais associadas à visão por processos de uma organização são:
·         A organização passa a ser direcionada aos clientes;
·         As atividades passam a ser melhor coordenadas e integradas;
·         Possibilita tempos de respostas menores;
·         Permite à organização antecipar e controlar às solicitações do mercado;
·         Auxilia a organização a gerenciar integradamente seus inter-relacionamentos;
·          Possibilita uma visão sistêmica das atividades da organização;
·         Possibilita a prevenção erros;
·         Permite o desenvolvimento de um sistema integrado de avaliação considerando o negócio como um todo;
·         Possibilita uma maior satisfação com o trabalho por parte dos colaboradores, pela maior interação e participação no dia a dia da organização.

·         Elementos de um Processo / Características de Processos bem definidos

Todos os processos bem-definidos e bem-gerenciados têm algumas características em comum:
o   Alguém é responsável pelo processo (responde pelos resultados do processo).
o   O início e o fim do processo estão bem definidos (Fronteiras bem-definidas).
o   Relações internas e o sistema autoridade e responsabilidades bem-definidas.
o   Procedimentos, tarefas e especificações de treinamento bem entendidas e, preferencialmente, documentadas.
o   Sistemas de controle e realimentação próximo onde a atividade é executada e, orientadas para atender às necessidades dos clientes.                                          -
o   Prazos de execução consensados entre as partes envolvidas.
o   Cultura da Melhoria Contínua.






A Visão departamental: conceitos e problemas


Inicialmente e rapidamente discutiremos a visão departamental ou Sistema Mecanicista de Administração.
Pela própria definição percebem-se algumas características:
Processos (tarefas) bem definidos implicam em facilidade de controle, pois se sabe o que esperar; domínio por parte do executante de suas atividades, pela repetição constante. E por outro lado, num mundo cada vez mais sem fronteiras, cada vez mais competitivo, onde novas situações surgem a cada momento; novas formas de execução das tarefas, o que dificulta a organização com visão departamental.
Pessoal especializado, profundo conhecedor do que deve ser feito, que tem mais dificuldades em ajustar (mudar) o que se faz.
Integração Vertical, cada um possui apenas um chefe direto, não sendo permitida a comunicação direta com outros departamentos, o que leva a uma maior morosidade no processo de decisão, quando envolve mais de um departamento. Maior possibilidade de erros de comunicação entre departamentos, pela existência de muitos filtros (chefias) no processo. Os custos tendem a ser mais altos pela não integração das atividades desenvolvidas pela organização. Cada departamento tem suas próprias regras e controles voltados para seus próprios resultados, geralmente não relacionados ao atendimento das necessidades do cliente, seja ele interno ou externo.
Percebe-se que organizações pequenas, em fase inicial de crescimento e desenvolvimento, focadas num mercado local, podem sair-se, durante algum tempo, bem.   
Mas para fazer frente ao mundo globalizado, em constante mutação, que exige novas formas de se fazer, o sistema mecanicista de administração (de visão departamental) se mostra insuficiente ou até mesmo inadequado.
Resumo: Vimos a definição de Organização, os principais tipos de sistemas – mecanicista e orgânico - e as características da visão departamental (sistema mecanicista) que, no Brasil, se mostra mais comum.