Americanas

Interpretação de ( ED ) Vendas da indústria de São Paulo caem ou crescem?



Considere os dois textos apresentados abaixo

TEXTO I - Vendas da indústria de São Paulo caem 6,1% As vendas da indústria paulistana caíram 6,1% em abril em relação ao mês anterior, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Para a Fiesp, a retração ocorreu por causa do menor número de dias úteis para a produção em abril (20, contra 23) e porque alguns setores haviam tido resultados muito bons em março. Na comparação com 2003, as vendas cresceram, mas aquele ano foi muito ruim, diz a Fiesp. Fonte: Folha de S. Paulo, 27.05.2004. 


TEXTO II - Venda industrial cresceu 19% nos primeiros 4 meses Levantamento da Fiesp mostra que as vendas da indústria cresceram 24,5% no mês passado, em relação a abril de 2003. No quadrimestre, o avanço foi de 19,1%, comparado com igual período do ano passado. Em relação a março, o índice caiu 6,1%. Para a Fiesp, o motivo foi a menor quantidade de dias úteis em abril. Fonte: O Estado de São Paulo, 27.05.2004 (com adaptações).


A respeito das notícias publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de São Paulo, podemos afirmar que


a) são capazes de gerar desconfiança, pois dão informações contraditórias.
b) não são contraditórias, pois o que mudou foi apenas o tipo de comparação.
c) mostram o pessimismo de um jornal e o otimismo de outro.
d) comprovam que os números nem sempre revelam a verdade dos fatos.
e) determinam que um mesmo fato possa ser apresentado de forma diferente por dois veículos de comunicação.



Justificativa
Letra A – Incorreta, informações não são contraditórias
Letra B - Incorreta, os números são os mesmos muda só o enfoque e não a comparação
Letra C - Incorreta, não é mostrado nem pessimismo nem otimismo, só os números,
Letra D – Incorreta, Os número são verdadeiros , apenas são mostrados de formas diferentes
E- Correta – O mesmo fato foi apresentado de acordo com o pensamento de cada jornal, um enalteceu a queda na venda, o outro a venda que cresceu , os números são os mesmos, mas foram manipulados de forma que a informação ficasse conforme a linha editorial de cada veículo.



Links de parceiros.