“Responsabilidade social empresarial é
uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável
pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que
possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas,
funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade,
governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas
atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou
proprietários.”
(Instituto Ethos)
“A
sociedade cobra das empresas uma atuação responsável e o consumidor tem
consciência da efetividade de seus direitos. Portanto, exige-se das empresas
uma nova postura que explique suas preocupações com questões sociais
(responsabilidade social) e com a ética”.
Formentini
e Oliveira (2003)
Para
entendermos o que é Responsabilidade Social (RS), primeiramente precisamos
entender que não se trata de uma ferramenta que podemos aplicar na empresa e
desta forma ela se tornará uma empresa com Responsabilidade social. Os
conceitos de RS estão baseados no modo de ″agir″, o ″modo″ como a gestão da
empresa é desenvolvida.
Da
mesma forma que, nós, como pessoa, nos relacionamos com outras pessoas temos um
modo de conduta, baseado em nossos valores, naquilo que achamos que é certo ou
errado, na empresa é a mesma coisa nas suas relações. Como a empresa trata suas
relações?
A
reflexão que devemos fazer é como nos relacionamos com as outras pessoas? Como
gostaríamos de ser tratados? Qual a forma correta de tratarmos as pessoas com
quem nos relacionamos? Meu sucesso está relacionado com a ″ruína″ dos outros?
Nas
empresas a é a mesma coisa a Responsabilidade Social Empresarial é um estilo de
gestão que olha além de seus próprios interesses, considera que seu sucesso tem
relação com o sucesso de seus stakeholders (colaboradores, sócios, clientes,
fornecedores), com o desenvolvimento sustentável da sociedade, do meio ambiente
e que seu objetivo é gerar valor em três dimensões: econômica, social e
ambiental.
Este
novo conceito de gestão, a cidadania corporativa, que da mesma forma que o
indivíduo, o cidadão, tem seus valores, direitos e responsabilidades nas suas
relações, a empresa também compartilha de valores direitos e responsabilidades
com todos os seus relacionamentos.
O
conceito de responsabilidade está relacionado ao fato do indivíduo assumir as
conseqüências de seus atos, reconhecendo-se como autor deles, sejam positivos
ou negativos. Uma empresa é basicamente uma rede de diálogos, sua estrutura é
constituída por promessas, através das quais tarefas e responsabilidades são
distribuídas, decisões são compartilhadas e trabalhos delegados, partindo de
contatos e relacionamentos. A organização com uma gestão socialmente
responsável é aquela que assume as conseqüências de seus atos em todos os seus
relacionamentos e se preocupa em antever as conseqüências sociais que poderão
ocorrer de seus atos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário